Telefone para contato: (12) 3922-8495

e-mail: emiliorom@terra.com.br

site: www.editoradellabidia.com

Este é um site interessado em difundir a abordagem humanista existencial em psicologia. Aqui podes conhecer as obras de alguns integrantes do grupo de psicólogos destacados neste enfoque:

Emílio Romero

Franz Victor Rudio

Jan Casábius

Felipe Galeno

Max Nolden

Sergio y Rosário Michel

Mário López Ehr

Pablo Rispo

Susana Signorelli

Francis Nóvel

Proposta geral
Este é um espaço que se propõe difundir o trabalho de um grupo de psicólogos humanistas que orientam suas pesquisas baseados na filosofia existencial, apoiados nos métodos da fenomenologia e da dialética e também no modelo oferecido por uma psicologia compreensiva (própio das ciências humanas), embora não desconheçamos a validade dos enfoques explicativos –próprios das ciências naturais.
Nosso centro de trabalho é no Brasil, mas alguns de nossos colaboradores residem em outros países das três Américas. Usamos tanto o espanhol como o português.

O objetivo deste grupo centraliza-se en três pontos principais:
a) Oferecer uma teoria sistemática do conhecimento psicológico nas mais diversas áreas desta ciência, formulado em termos rigorosos, em consonância com os métodos mencionados;
b)Propor uma teoria unificada do enfoque compreensivo, teoria que venha a dar unidade a todas as escolas (ou linhas) que costumam identificar-se com o humanismo, o existencialismo e a fenomenologia. Estes diversos enfoques seguem determinadas figuras fundadoras (Rogers, Mahrer, Perls, Naranjo, Boss, Franckl, principalmente), que são autores muito respeitáveis e valiosos, os quais podem ser integrados no enfoque holista que nós propomos. Considerados separadamente eles permanecem como simples micro-escolas, correndo o risco de diluir-se, superados pelo movimento de outras abordagens contrárias ao humanismo.
c)Oferecer estudos que considerem as mais diversas áreas da investigação existencial e psicológica, principalmente: Desenvolvimento, psicologia social e organizacional, psicopatologia, psicopedagogia, métodos e técnicas psicoterapêuticas, personalidade. Estas são as 7 grandes áreas da psicologia.

Material teórico e de pesquisa:
Nosso grupo já tem desenvolvido um programa de trabalho que abrange boa parte do campo de ação do psicólogo. Entre o material que vamos destacar figuram os escritos de alguns membros que mais empenho e fecundidade tem mostrado nesta tarefa de construção de uma psicologia compreensiva. Entre estes psicólogos estão:

Emilio Romero (Chile-Brasil), psicólogo nascido no Chile, mas residente no Brasil desde 1975. Desde os anos 80 vem investigando e propondo o modelo compreensivo existencial, com uma abundante produção nesta abordagem como se pode apreciar na bibliografia aqui incluída. As obras de Romero estão escritas em Português, Mas estão sendo publicadas também e Inglês

Alvin R. Mahrer (Canadá), atual professor emérito da Universidade de Ottawa,  um dos maiores psicólogos humanistas hoje em pleno trabalho. Sua obra príncipe é “Experiencing: A Humanistic Theory of Psychology and Psychiatry”. As obras de Mahrer estão escritas em Inglês, mas em breve se publicará também em português (2001)

Franz Rúdio (Brasil), é um dos primeiros psicólogos em aplicar o método maiêutico socrático no trabalho psicoterapêutico, além de haver se interessado por questões pedagógicas.

Jan Casábius é psicólogo clínico. Tem publicados 2 obras, tanto em espanhol como em português: "A difícil arte de amar" e "Encantos, segredos e desencantos da Intimidade".

Felipe Galeno: Escritor e poeta. Autor de "Esta sede que não cede" .

Max Nolden é escritor e psicólogo. Tem publicado "A trama oculta da Realidade Humana" e  "O que se Oculta no fundo de espelho".

Sergio Michel y Rosario Chávez são psicólogos mexicanos. Publicaram todo um método
psicoterapêutico em seu livro “Terapia de Reconstrução Experiencial

Mário López Ehr é escritor. Tem publicado contos em espanhol e português. Em breve
será editado seu livro “No altar de outros deuses”, que reúne 30 contos de sua autoria.

Pablo Rispo: Médico ítalo-argentino com uma abundante produção no campo da psicologia existencial. Diretor da Fundación Capac de Buenos Aires

Susana Signorelli: Co-diretora da Fundación Capac e co-autora da Psicoterapia Existencial, entre outros livros.